terça-feira, 9 de agosto de 2011

Uso excessivo do Facebook pode deixar jovens narcisistas

09 de agosto de 2011 09h01
 

Jovens que passam tempo demais no Facebook têm mais propensão a apresentar tendências narcisistas. Além disso, segundo pesquisa coordenada por Larry D. Rosen, professor da Universidade do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, uma série de outras desordens psicológicas podem aparecer. A lista inclui comportamento antisocial ou maníaco e até depressão, segundo informa o site IBTimes.

No Facebook sua foto funcionaria como "um espelho de Narciso"?

A pesquisa apresentada por Rosen em palestra durante a 119ª Convenção Anual da Associação Americana de Psicologia também mostra que as distrações oferecidas por uma das maiores redes sociais do mundo podem afetar o aprendizado dos jovens, o que resultaria em notas mais baixas. Por outro lado, pondera o psicólogo, os estudos sobre as alterações de comportamento geradas pelo Facebook só agora começam a apresentar resultados mais sólidos.

Ao mesmo tempo em que pesquisas mostram que alunos que se conectam ao menos uma vez na rede social em 15 minutos de estudos tendem a ter notas mais baixas, outros estudos apontam as interações no Facebook como um benefício para jovens tímidos ou ansiosos, por exemplo. "Protegidos" pela mediação do computador, eles conseguem interagir com seus pares - o que talvez não conseguissem fazer pessoalmente. Além disso, os usuários que passam muito tempo logados conseguem mostrar maior empatia virtual, o que pode indicar que também tenham a capacidade de demonstrar empatia no mundo real.
Quanto ao comportamento dos jovens na internet, o professor Rosen afirma ainda que o monitoramento furtivo por parte dos pais deve ser evitado. Em vez de "espionar" os filhos, o que ele sugere é conversar com eles desde pequenos, debatendo sobre o uso seguro da rede e encorajando-os a comunicar qualquer problema que vivenciem nas interações virtuais. Essa conversa, segundo o psicólogo, deve se focar em ouvir os jovens, muito mais do que em falar.
 
Terra

Um comentário:

  1. O narcisismo passa a alimentar-se de novas fontes: comentários, anônimos ou não, de fotos postadas em diversas redes sociais.

    ResponderExcluir